sábado, 21 de abril de 2012

Eu sou no Hebraico, no Aramaico e no Grego.



“Respondeu-lhes Yeshua: Amen, Amen, eu vos digo que antes que Avraham existisse, EU SOU.”

Normalmente algumas pessoas fazem uso deste verso bíblico para dizer que o messias fazia uma alusão ao texto de Êxodo 3:14 e portanto estaria se referindo como sendo o próprio Eterno.
Aqueles que fazem esta alusão na sua grande maioria estão se baseando nas traduções modernas, pois tanto no texto grego quanto no texto hebraico, este fato simplesmente não existe.
Alguns "aramaicistas" de maneira tendenciosa fazem uso do seu conhecimento de aramaico, para tentar provar suas teorias e enganar aqueles que não sabem este idioma.

Hoje neste texto eu quero falar sobre este verso, fazendo uso tanto do grego, quanto do hebraico e do aramaico, para demonstrar que quando se deseja saber a verdade, basta fazer uma pesquisa aprofundada sobre o assunto.

Para começar vamos fazer uso do texto Hebraico e analisarmos o verso de Êxodo 3:14:
ויאמר אלהים אל משה אהיה אשר אהיה ויאמר כה תאמר לבני ישראל אהיה שלחני אליכם

A expressão que normalmente se traduz como "eu sou", na verdade em hebraico significa "serei que serei" אהיה אשר אהיה Ehye asher ehye.
Este Ehye é o verbo "ser" na primeira pessoa do singular, na conjugação futuro, portanto não teria lógica de se traduzir como eu sou, mas sim eu serei.
Existem muitas passagens bíblicas que fazem uso deste verbo no futuro, e eu selecionei duas para que você possa comprovar esta pratica.

אהיה לכם לאלהים - Ehye lachem lelohim - Serei para vocês por Deus.
E ser-me-eis por povo, e eu vos serei por Deus. Jeremias 30:22
אנכי אהיה עמך - Anochi ehye imach -Eu serei contigo
E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo. Deuteronômio 31:23

Quando um israelita queria expressar eu sou, ele diria apenas Eu, pois o verbo ser no presente não existe em Hebraico, como podemos ver nos seguintes exemplos abaixo:

Eu sou Hebreu - Ivri anochi - עברי אנכי
E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. Jonas 1:9

Eu sou Deus todo poderoso - Ani El Shadai - אני אל שדי
Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. Gênesis 17:1

Eu sou José - Ani Yosef - אני יוסף
E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Gênesis 45:4
Então nesses textos podemos perceber que traduzir por eu sou seria um grande absurdo.

Agora vamos ao grego.
A expressão hebraica אהיה אשר אהיה Ehye asher ehye em Grego da septuaginta foi traduzida por egó eimí ho on (εγω ειμι ο ων) que em português seria algo próximo de "eu sou o ser" ou "Eu sou aquele que é"
Percebemos que a tradução grega, não respeitou o verbo (Ehye) ao qual vemos nos textos hebraicos e fez uma espécie de tradução livre.

Veja alguns exemplos do uso do termo Eu sou em grego:

Eu sou Deus todo poderoso - Ego eimi ho theos ton - εγω ειμι ο θεος σου
Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. Gênesis 17:1

Eu sou José - Ego eimi IÔSÊPH - εγω ειμι ιωσηφ
E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.

Mais exemplos:
EGÔ EIMI Ê AMPELOS que significa eu sou a videira.
EGÔ EIMI O ARTOS que significa eu sou o pão.
EGÔ EIMI O KHRISTOS que significa eu sou o Cristo.

Agora vamos ver alguns exemplos do verbo ser no futuro em Grego:



Serei para vocês por pai - Esomai autos eis patera - εσομαι αυτω εις πατερα
E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai. 1 Crônicas 28:6

Esomai tō lalounti barbaros - Serei para quem falo um bárbaro - εσομαι τω λαλουντι βαρβαρος
Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim. 1 Coríntios 14:11

Não serei um nescio - ouk esomai aphron - ouk εσομαι αφρων
Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. 2 Coríntios 12:6

Então percebemos que Esomai é a palavra correta para uma tradução da palavra Hebraica Ehye,mas o texto grego em Êxodo decidiu traduzir de maneira diferente não respeitando a lógica do idioma Hebraico.
Mas agora vamos ver o texto aonde Jesus fala “eu sou”, e fazer uma simples observação no grego.

Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8:58 (Almeida corrigida e revisada fiel)
ειπεν αυτοις ο ιησους αμην αμην λεγω υμιν πριν αβρααμ γενεσθαι εγω ειμι
João 8:58 ( Textus receptus)

EIPEN AUTOIS IÊSOUS AMÊN AMÊN LEGÔ UMIN PRIN ABRAAM GENESTHAI EGÔ EIMI
João 8:58 ( Transliteração do grego)
Nesta declaração do messias temos apenas escrito EGÔ EIMI, não temos, portanto nem a referencia a expressão HO ON, que existe na septuaginta grega, nem a palavra correta para o verbo ser no futuro esomai, Portanto qualquer associação ao fato ocorrido no êxodo seria apenas uma falácia.

Caso o messias estivesse querendo fazer uma alusão direta ao fato ocorrido com Moises, ele poderia ter citado o próprio Moises, e não precisava ter falado de Abraão, e teria usado a mesma expressão que existe no texto grego na passagem de êxodo, e não foi isto que ele fez, mas sim dizer que ele existia antes da existência de Abraão, e nada mais que isso.
Então eu pergunto baseado em qual texto se usa para afirmar que o messias estava falando ou se comparando ao próprio Deus?

Enquanto alguém tenta explicar isto, vamos continuar agora vendo no aramaico, que ultimamente tem sido a "nova descoberta" daqueles que se dizem "experts" nos "originais bíblicos" hehe.


Assim como acabamos de ver no Hebraico e no Grego, o aramaico tbm possui uma palavra equivalente ao termo hebraico Ehye e outra para designar o verbo ser no presente.
Mas a maioria dos "aramaicistas" prefere omitir este fato e tentar iludir as pessoas ensinando de maneira equivocada.
Normalmente se diz que o termo equivalente de Ehye é “Ena Na”, mas isso não é verdade, pois “Ena Na” é usado da mesma maneira que usamos no grego e no Hebraico o verbo ser no presente, mas vamos aos exemplos.


Eu sou o pão da vida - ennā nā laḥmā dəḥayyē -ܐܶܢܳܐ ܐ݈ܢܳܐ ܠܰܚܡܳܐ ܕ݁ܚܰܝܶܐ
Eu sou o pão da vida. João 6:48

Eu sou Santo - ennā qaddīš nā -ܐܶܢܳܐ ܩܰܕ݁ܺܝܫ ܐ݈ܢܳܐ
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.1 Pedro 1:16

Sou escravo de Jesus - assīrā ennā dəyešū - ܐܰܣܺܝܪܳܐ ܐܶܢܳܐ ܕ݁ܝܶܫܽܘܥ
Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Jesus Cristo por vós, os gentios; Efésios 3:1

Eu sou o menor dos apostolos - ennā nā gēr zəūrhūn dašlīḥē -ܐܶܢܳܐ ܐ݈ܢܳܐ ܓ݁ܶܝܪ ܙܥܽܘܪܗܽܘܢ
Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. 1 Coríntios 15:

Podemos perceber nestes exemplos acima que "ena na", não significa em hipótese alguma o mesmo que Ehye no Hebraico, mas então qual palavra podemos usar no aramaico?
Veja abaixo os exemplos:

Eu serei para você Deus - wehwē leh ălāhā - ܘܶܐܗܘܶܐ ܠܶܗ ܐܰܠܳܗܳܐ
Quem vencer herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.Apocalipse 21:7

E serei seu Deus - wehwē ălāhhūn - ܘܶܐܗܘܶܐ ܐܰܠܳܗܗܽܘܢ
“E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. “

Podemos perceber nesses exemplos acima que em nenhum momento seja no aramaico, no hebraico ou grego, se pode afirmar que ao falar com fariseus, o messias esta tentando fazer qualquer tipo de alusão ao Ehye, e, portanto fica bem claro, que as inúmeras tentativas de dizer que o messias seria o proprio Deus, são apenas falacias de pessoas que nada sabem, ou que não querem saber a verdade.

Termino aqui dizendo a mesma frase que digo muitas vezes, estudem mais idiomas semíticos, busquem estudar mais e não acreditem em qualquer pessoa que se diz, “expert” pois a maioria dos religiosos acaba omitindo fatos, para favorecer sua crença, e assim levar milhares de pessoas ao engano.
Um abraço e bons estudos para todos.

Eduardo e. da silva

27 comentários:

  1. Resposta: Na Bíblia não há registros de Jesus dizendo, palavra por palavra: “Eu sou Deus”. Entretanto, isto não significa que Ele não tenha afirmado ser Deus. Como exemplo, tome as palavras de Jesus em João 10:30: “Eu e o Pai somos um.” Em um primeiro olhar, isto pode não parecer uma afirmação de Jesus em ser Deus. Entretanto, perceba a reação dos judeus a Sua afirmação: “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo” (João 10:33). Os judeus compreenderam a afirmação de Jesus como uma declaração em ser Deus. Nos versículos seguintes Jesus não corrige os judeus dizendo: “Eu não afirmei ser Deus.” Isto indica que Jesus realmente estava dizendo que era Deus ao declarar: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30). João 8:58 nos dá outro exemplo: “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” Mais uma vez, em resposta, os judeus tomaram pedras em uma tentativa de apedrejar Jesus (João 8:59). Por que os judeus iriam querer apedrejar Jesus se Ele não tivesse dito algo que criam ser uma blasfêmia, ou seja, uma afirmação em ser Deus?

    João 1:1 diz que “o Verbo era Deus.” João 1:14 diz que “o Verbo se fez carne.” Isto claramente indica que Jesus é Deus em carne. Atos 20:28 nos diz: “...Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” Quem comprou a igreja com Seu próprio sangue? Jesus Cristo. Atos 20:28 declara que Deus comprou a igreja com Seu próprio sangue. Portanto, Jesus é Deus!

    Tomé, o discípulo, declarou a respeito de Jesus: “Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28). Jesus não o corrige. Tito 2:13 nos encoraja a esperar pela volta de nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo (veja também II Pedro 1:1). Em Hebreus 1:8, o Pai declara a respeito de Jesus: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.”

    Em Apocalipse, um anjo instruiu o Apóstolo João para que adorasse a Deus (Apocalipse 19:10). Nas Escrituras, várias vezes Jesus recebe adoração (Mateus 2:11; 14:33; 28:9,17; Lucas 24:52; João 9:38). Ele nunca reprova as pessoas quando recebe adoração. Se Jesus não é Deus, Ele teria dito às pessoas para não ser adorado, assim como fez o anjo em Apocalipse. Há muitos outros versículos e passagens das Escrituras que atestam a favor da divindade de Jesus.

    A razão mais importante para Jesus ser Deus é que se Ele não o fosse, Sua morte não teria sido suficiente para pagar a pena pelos pecados do mundo inteiro (I João 2:2). Somente Deus poderia pagar preço tão infinito. Somente Deus poderia carregar os pecados do mundo (II Coríntios 5:21), morrer e ressuscitar, provando Sua vitória sobre o pecado e a morte.



    Leia mais: http://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-e-Deus.html#ixzz2fLl917sK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interessante em tudo isso é observar as traduções. Porém quando yeshua diz em João 14. Creia em Deus e também em mim. Ele tá sendo claro que as pessoas poderiam.cometer equívocos. O mesmo faz deus lá no monte ao dizer. Esse é meu filho amado. A ele escutai. Quanto a ter comprado com seu sangue. Apocalípse diz. Com teu sangue compraste para deus. Então tá provado que não foi deus quem morreu. Outra. Eu e o pai somos um
      E o mesmo comparado o casamento. Ambos uma só carne. Ou Cristo e a igreja. Vejamos esse mesmo yeshua. Diz vou para o pai. Pois o pai é maior que eu. Se yeshua for deus deve ser um deus menor
      Os fariseus procuravam armadilhas para ter motivos pra matar a yeshua. A mulher adúltera. O imposto a césar etç. Eles também diziam que yeshua expulsava demônios pelo poder dos demônios. Yeshua diz claramente ser o unigenito. Único gerado por Deus. Hebreus e salmos fala deus claramente. Tu és meu filho hoje ti gerei. Disse. Yeshua. Ouve Israel o nosso Deus é único. Ele yeshua adora a deus. Ele disse a samaritana. Nos adoramos o que conhecemos. Se João realmente disse ser yeshua deus. Ele estava equivocado. Nunca foi aceito por yeshua. Ou o próprio Deus. Deus o apresenta a João como filho. Ele no çeu já era unigenito. Pois ele disse. Deus enviou seu filho unigenito. Isso ele diz antes da sua morte. Portanto. Não justifica acreditar que ele tá falando do nascimento da virgem. O problema é que nós fizeram acreditar nessa mentira que toda bíblia é a palavra de Deus. Ela contém porém o próprio Paulo as vezes diz. Digo eu não o senhor. Quando tá escrito que toda palavras é inspirada. É outro equívoco. O escritor diz toda escritura inspirada. Não. É inspirada. Tá escrito profecias alguma foi feita por vontade humano. Mas homens santos falaram pelo espírito santo. Portanto as profecias são sim inspiradas. O próprio yeshua. Diz. Que conhecam a ti como o único Deus verdadeiro. Paulo diz para nós há um só Deus o pai de todos que é sobre todos. Quem quer se esconder por trás de algum versículo vai continuar. Porém a mentira sempre foi e será obra do diabo. Deus conhece os corações. E as pessoas serão julgados também pela defesa da verdade. Disse yeshua. Quem comigo não ajunta espalha. Quem defende mentira tá fazendo a obra do diabo. Que também frente a yeshua. Pegava partes da bíblia. Tá escrito. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. A verdade é que só existe um deus. Isso pregou yeshua. Paulo também pregou. Ele está hoje a direita se deus. Numa cidade. Tem um prefeito. O estado um governador. Também a nível federal um presidente. No çeu um único Deus. Isso disse yeshua. Vou para meu pai e vosso pai meu deus e vosso Deus. Tanto o filho quanto o espírito santo são enviados de Deus. Quem vê a mim vê o pai. Paulo diz o porquê. Tá escrito. Deus estava em yeshua. Reconciliando consigo o mundo. Disse yeshua. Deus é espírito. E ninguém viu a deus. Ele diz quem vê a mim vê o pai. É pelas obras e pelas palavras. Pois ele disse o pai tá sempre comigo. E mais as obras qu faço não são minhas. Disse deus. Homem algum pode mi ver. Se yeshua for deus. Tanto o pai como o filho estão mentindo. Alguns dizem. Verão a deus que o traspassaram. Primeiro. Traspassaram nesse caso são aqueles que firmaram um compromisso com deus mas,não viveram a vontade de Deus.

      Excluir
  2. irmão citou João 8.58 dizendo: mas sim dizer que ele existia antes da existência de Abraão, e nada mais que isso.
    Nada mais q isso?
    Isso não é tudo?
    Se o Messias fez essa declaração, o q ele estava querendo dizer então?
    Ora se antes de Abraão ele já existia, então Ele é Deus! E mais:
    Pq os ouvintes pegaram em pedras hein?
    Não precisa nem ser expert em hebraico ou em grego ou aramaico para entender isso. O problema é q tá cheio de fariseu crente querendo judaizar os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. "Ora se antes de Abraão ele já existia, então Ele é Deus!"

      Ora, os anjos existiam antes de Abraão também. Eram eles parte de Deus também?

      "Pq os ouvintes pegaram em pedras hein?"

      Justamente porque Jesus estava dizendo que era maior que Abraão, aquele que eles tinham como o pai de sua fé. Segundo eles, era uma pretensão muito grande Cristo afirmar ser maior que o patriarca Abraão.

      Excluir
    3. Quanta inocência. Antes de Abraão até mesmo o diabo existia. Ele o diabo existia antes de Adão. Quando deus diz façamos o homem. Ele está falando com alguém. Disse yeshua. Glorifica me com a glória que eu tinha contigo antes do mundo ser criado. Todos os anjos existiram antes do ser humano. Tá escrito. Tu és meu filho hoje ti gerei. Ele próprio diz em apocalípse 3. Ser ele o princípio da criação de Deus. Pois depois dele deus criou os anjos. Disse yeshua. Ninguém viu a deus. Primeiro ele se revelou ao filho e depois aos anjos. Ele sempre foi filho. E existia em espírito antes de Abraão. Porém ao dizer que Abraão o viu. Ele também era melquisedeque. Porém os fariseus não acreditavam. Pedro disse. Tu és o Cristo o filho do deus vivo. A irmã de Lázaro disse. Sabemos que tu és o filho de Deus que viria ao mundo. Os demônios disseram. Yeshua filho do deus altíssimo. Melquisedeque era sacerdote do deus altíssimo. Porém Satanás para prova lo. Disse. Mesmo sabendo quem era ele. Se tu és filho de Deus. Vc acredita mesmo que se Satanás soubesse que ele era deus teria ido lá para tenta lo? Vc acredita mesmo nisso? Será que Satanás pediria que o próprio Deus se prestasse e o adorasse. Claro que não. Yeshua adora a deus. Disse ele nos adoramos o que conhecemos. Mas aí vc diz que ele é adorado pelos anjos. Fica fácil responder. Tá escrito. Deus faz que seus anjos o adorem. Ele é chamado pai da,eternidade. Claro que sim. Quando os discípulos na multiplicação dos pães distribuíram os pães. Os méritos era deles De yeshua ou de Deus, quem recebeu de quem? Tá escrito. Assim como o pai tem a vida em si ele também deu ao filho.ter a vida em si. Portanto. Ele passou a ter a vida,eterna quando foi gerado por Deus. Essa vida em si é a vida eterna.

      Excluir
  3. Olá. Porque o nome so primeiro Ministro de Israel (nome político) é Netanyahu? Porque não é; NetanEhye, NetanJeo, Netanyé?
    Uma ve que o nome dEle estaria nos filhos e na cidade? Deveria ser Netayas. Porque só tem ias nos nomea bíblicos. ..

    ResponderExcluir
  4. Podemos analisar em três traduções, especialmente a passagem de Êxodo 3:14:

    1) Almeida: “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”

    2) Novo Mundo Revisada: “Deus disse então a Moisés: “Eu Me Tornarei O Que Eu Decidir Me Tornar.” E acrescentou: “Isto é o que você deve dizer aos israelitas: ‘“Eu Me Tornarei” me enviou a vocês.””

    3) Bíblia TEB: “Deus disse a Moisés: “EU SOU AQUELE QUE SEREI”. E disse: “Assim fará aos filhos de Israel: “Eu sou me envio a vós.””

    A nota de rodapé da tradução TEB diz: “O nome YHWH é aqui explicado por sua ligação com uma forma antiga do verbo “ser”, “ser atuante”: hawah. A expressão Eu sou aquele que serei pode significar “eu estou aí, convosco, na maneira que vereis”. Quando Jeová diz “MOSTRAREI SER O QUE EU MOSTRAR SER” (hebraico ’Ehyéh ’Ashér ’Ehyéh) queria dizer que se tornaria o Jesus na terra? João 8:58 diz: “Jesus lhes disse: “Digo-lhes com toda a certeza: Antes de Abraão vir à existência, eu já existia.” (Novo Mundo) Na versão Almeida diz “eu sou” (grego egò eimí). Estaria Jesus afirmando ali que era o próprio Jeová? Não! Católicos e evangélicos estão errando quando usam João 8:58 junto de Êxodo 3:14 para tentar provar a trindade! Em Êxodo a mesma expressão em grego é “egó eimi ho on” e não é o mesmo testemunho que Jesus deu mais tarde. Portanto, o “eu sou” não serve de título para Jesus ser Jeová. “Eu sou” em hebraico é ’ani hu, e não aparece em Êxodo 3. O professor do “Antigo Testamento”, A. B. Davidson, disse sobre a tradução “EU SOU O QUE SOU” usada por teólogos: “É duplamente falsa: o tempo verbal é errado, sendo presente; e a idéia é errada.” Jesus falava da sua existência e Jeová Deus se revelava como a providência (o provedor).

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá-se um nome a algo ou alguém quando nasce.
      O Eterno não teve princípio e não terá fim.
      Por favor não o tratem como nós que somos meros mortais.
      Ele mudou os nome de : Abraão,Sara, Paulo,e "Moisés mudou o nome de Oseias". E todos os nomes podem mudar.
      Por não ter Genitor, Ele deu a si mesmo qual nome?,e quando foi isso
      Me digam a data precisa já que são todos "mestres".
      Ele ainda vive, e sempre viverá, sonda o coração do homem, e sabe o que pensamos.
      Não é como o homem que vê o exterior, e só houve o que se vibra no ar.
      Podemos estabelecer com Ele diálogo sem uso de linguagem humana, pois para Ele não existe nenhuma barreira de comunicação.
      Os adventistas se preocupam com o sábado.
      As testemunhas de Jeová com o nome de Jeová.
      Os seguidores de Yaohu com o nome de Yaohu.
      Os católicos com os nomes dos santos.
      Meu nome é Eduardo, me chamam também de Edú, Dudu, Duda,
      Ed, Eduardinho, Dú, Duardo, e sou humilde o suficiente para atender a qualquer chamado.
      Pois é, e o Eterno é muito mais humilde do que "eu sou."

      Excluir
    2. Testemunhas de Jeová não se preocupam com o nome de Deus! Isto é um estereótipo! Se quiser dizer Yhawá, Yhavé, Javé, diga, mas não diga que "Senhor" é nome pois não é!

      Excluir
    3. EM VEZ DE FICAREM DISPUTANDO CONTRA AS TJS, DEVERIAM SE PREOCUPAR TAMBÉM COM AS MAIS DE 6.000 VEZES QUE ELES TIRARAM O NOME DE DEUS DA SUAS BÍBLIAS!

      Excluir
  6. Quando Jesus fala de si mesmo em Jo C.8 e V.58, na verdade Ele não diz ser Deus o Pai, mas sim Deus o filho. E isso torna-se simples em entendermos quando, lembramos que o Filho é um integrante da Trindade Santa que possue sua identidade peculiar.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Elias da Silva.

    Mas Êxodo 3:14 em aramaico não faz uso de Enana, como que se baseando no estilo da LXX?

    Esomai hos esomai é como Êxodo 3:14 foi traduzido em outras versões GREGAS mais preocupadas em seguir o hebraico

    ResponderExcluir
  8. Parece que Deus veio somente para os Judeus,e todos os povos perecerão,hipocrisia se couber na gramatica portuguesa EU SEREI O QUE SEREI...

    ResponderExcluir
  9. -
    QUEM É JESUS CRISTO? https://www.youtube.com/watch?v=OLg96aneCTQ

    Jesus Cristo é o Deus Jeová do Velho Testamento.
    .
    ________________________________________

    JEOVÁ como Criador:

    “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. - Gênesis 1:1.

    ** (Este texto mostra claramente que o Deus Criador é Jeová).

    JESUS como Criador:

    “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e O VERBO ERA DEUS. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele (JESUS), e, sem ele (JESUS),
    nada do que foi feito se fez”. - João 1:1-3.

    ** (O apóstolo João disse que o Criador é o Senhor Jesus. E sem Ele, (sem JESUS), nada veio à existência, sozinho).
    ___________________________________________________

    JEOVÁ como Criador:

    “Eu é que fiz a terra, e nela criei o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todo o seu exército dei as minhas ordens”. – Isaías 45:12.

    ** (O texto de Isaías afirma, sem sombra de dúvidas que, o Criador é Jeová, o Salvador, o Único Senhor).


    JESUS como Criador:

    “ELE É A IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL, (do grego: EIKON = IMAGEM) - (do latim: IMAGO = IMAGEM).
    O primogênito (grego: pro.tot.o.kós) de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas (grego: ta panta), e nele tudo subsiste”. -

    Colossenses 1:15-17.

    ** (O apóstolo Paulo, afirma que JESUS CRISTO é A IMAGEM DE DEUS, e também é O CRIADOR DE TODAS AS COISAS.

    Afirma ainda que Jesus é ANTES DE TODAS AS COISAS, E NELE TUDO SUBSISTE.

    Claramente é possível notar que, se Jesus é O CRIADOR DE TODAS AS COISAS, então Ele é o mesmo Deus Jeová, que afirma, no livro de Isaías, ser o próprio CRIADOR ETERNO – O TODO PODEROSO). – Isaías 44:24

    _______________________________________________________

    NÃO EXISTEM 2 CRIADORES, OU 2 AUTORES DA CRIAÇÃO!

    HÁ UM SÓ DEUS, UM SÓ SENHOR, UM SÓ CRIADOR!
    .
    .

    ResponderExcluir
  10. Discordo mas com respeito não acho que Jesus seria apedrejado apenas por dizer que era o Messias, mas creio que a ideia de blasfêmia foi exatamente ele se colocar como divindade, como próprio Deus encarnado.

    ResponderExcluir