terça-feira, 10 de maio de 2011

Explicações sobre alguns versículos de 2 corinthios parte 2

Boa tarde amigos, mais um texto explicando alguns versículos de coríntios que enviei para o meu pai.

OI PAI vou tentar explicar o texto de 2 coríntios 5 versículo 16 , provavelmente a maior dificuldade que o pai esta tendo é em compreender o termo segundo a carne, e isso se explica DE MANEIRA MEIO FACIL . Vamos analisar algumas vezes que este termo é usado na bíblia e o pai vai ver que assim fica fácil compreender as palavras de Paulo.

Em João capitulo 8 versiculo 15, Jesus esta debatendo com os fariseus e ele usa a seguinte frase.

Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo.

E isto significa que os fariseus estavam julgando de maneira superficial, eles não estavam analisando as palavras de jesus de maneira correta , estavam sendo totalmente superficiais.

Em romanos 4 versículo 1 Paulo usa a mesma expressão.

Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?

Neste episodio Paulo esta dizendo que abraao alcançou justificação através da feh e não de seu próprio esforço através de alguma coisa que ele tenha feito com suas próprias mãos.

Paulo tbm usa este mesmo termo para designar algo natural como no texto abaixo.

Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Romanos 9:3

Significando segundo a carne ser o mesmo que parentesco, meus parentes por parte natural.

O termo segunda a carne aparece em outros versículos mas segue o mesmo significado de um dos 3 significados que estão ai em cima.

Tendo isto em mente vamos analisar o texto que o pai esta em duvida.

“Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;

Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.

Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.

Paulo começa os versículos fazendo uma comparação com o tabernáculo que era carregado pelo povo de Israel, lembrando que este tabernáculo levava a presença divina aonde estivesse.

Paulo faz uma comparação com isto, como se dissesse somos a presença divina andando pelas ruas assim como o tabernáculo.

Ele segue dizendo que mesmo sendo esta presença divina na terra, desejamos nos unir com Deus no mundo vindouro e isto é mais agradável do que estar aqui na terra, e que o nosso corpo deseja isto, deseja estar com Deus e ser revestido pela imortalidade.

“Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.

Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor

(Porque andamos por fé, e não por vista).

Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.

Paulo continua o seu pensamento teológico, dizendo que Deus nos preparou para isto, para esta passagem de vida nesta terra para a vida no mundo vindouro.

E ele diz que este é o motivo de sempre estar feliz de bom animo pois ele sabe que terra uma vida superior no mundo vindouro.

“Porque andamos por fé, e não por vista).” Paulo diz com essa frase que vivemos debaixo de uma esperança e não de algo que vemos com nossos olhos carnais, cremos em algo não palpável mas profundo e verdadeiro.

Paulo segue os demais versículos fazendo esta comparação entre mundo vindouro e mundo terreno, dizendo a importância do sacrifício do messias, e como isto é algo maravilhoso.

No versículo 15 Paulo diz “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”

Paulo esta dizendo que a morte do messias foi algo muito importante, ao ponto de que todos aqueles que vivem crendo no messias devem deixar de seus sentimentos egoístas e viver em prol do reino de Deus.

Ai chega então o versículo 16 “Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.”

“Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne” isto é a partir deste momento não devemos mais sermos superficiais com os outros, não devemos mais agirmos com nossos irmãos de maneira superficial, por aparência, “e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne,” isto é antes compreendíamos o messias de maneira superficial mas agora entendemos de maneira mais profunda, entendemos o significado da sua morte e sabemos que devemos amar o próximo da mesma maneira que ele demostrou o seu amor.

No versículo 17 temos um versículo que sintetiza todo esse pensamento de Paulo.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Este é o pensamento de Paulo neste texto levar as pessoas a um amor não fingido, um amor verdadeiro.

Então é isso pai espero ter te ajudado neste texto, um grande beijo de seu filho que te ama muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário