segunda-feira, 2 de maio de 2011

Explicações sobre alguns versículos de 2 corinthios 3


Olá amigos como faz tempo que não posto nada novo por aqui por estar concentrado no meu blog de hebraico www.cafecomhebraico.wordpress.com , eu decidi hj colocar na integra um texto explicativo sobre alguns versículos da segunda carta de Paulo aos coríntios .
O texto é um e-mail que troquei com meu pai explicando uma questão que ele não estava conseguindo entender muito bem.
Os escritos de Paulo são distorcidos por muitas pessoas por falta de conhecimento histórico então vou compartilhar com vcs este e-mail.
Eu espero que seja útil para todos.

Vamos ler em primeiro lugar o texto de êxodo ao qual Paulo irá usar como plano de fundo em sua construção de pensamento teológico.


Êxodo 34 -29 ao 31

E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele.

Olhando, pois, Arão e todos os filhos de Israel para Moisés, eis que a pele do seu rosto resplandecia; por isso temeram chegar-se a ele.

Então Moisés os chamou, e Arão e todos os príncipes da congregação tornaram-se a ele; e Moisés lhes falou.

Depois chegaram também todos os filhos de Israel; e ele lhes ordenou tudo o que o SENHOR falara com ele no monte Sinai.

Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto.

Porém, entrando Moisés perante o SENHOR, para falar com ele, tirava o véu até sair; e, saindo, falava com os filhos de Israel o que lhe era ordenado.

Assim, pois, viam os filhos de Israel o rosto de Moisés, e que resplandecia a pele do seu rosto; e tornava Moisés a pôr o véu sobre o seu rosto, até entrar para falar com ele.

Pai segundo o texto bíblico de êxodo o rosto de Moisés resplandeceu após falar com Deus no monte Sinai, então Moisés colocou um véu sob o rosto e só tirava esse véu na presença de Deus.

O povo de israel passou a ver o rosto de moises através de um veu não podendo com isso ver o brilho do rosto de moises que era uma espécie de reflexo da presença divina .

Para entender as palavras de Paulo vamos analisar os versículos de maneira mais detalhada.

“E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,”

“E, se o ministério da morte ( Quando alguém cometia um pecado grave deveria ser morto por isso é chamado de ministério da morte, por causar a morte do pecador , o pecado gerava a morte pois esta escrito o salario do pecado é a morte.

gravado com letras em pedras ( gravado nas pedras que Moisés talhou para escrever aquilo que Deus lhe dizia.

veio em glória (Quando Deus entregou a lei ao povo de Israel a manifestação da presença divina foi profundamente gloriosa.

e maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés( segundo êxodo os israelitas ficaram temerosos ao ver moises com o rosto brilhando, provavelmente este brilho era muito intenso e os israelitas não podiam olhar da mesma maneira que não podemos olhar diretamente para o Sol.

por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, ( aquele brilho que estava sobre o rosto de Moisés apesar de ser intenso não era para sempre era transitória.

Como não será de maior glória o ministério do Espírito? ( continuando Paulo complementa fazendo uma pergunta retorica , se o brilho no rosto de moises era algo transitório imagina como será glorioso o brilho das nossas vidas agora que servimos a Deus de maneira sincera com nossos corações e não por aparência.

Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.

Porque, se o ministério da condenação foi glorioso ( o objetivo da lei dada por Deus a moises era mostrar ao homem oque era certo e oque era errado para Deus.

De certa forma quando você aponta oque é certo você condena oque é errado por isso Paulo chama de ministério da condenação, ou seja o trabalho de condenar aqueles que estão cometendo atitudes erradas. Este é o sentido correto da palavra ministério, um trabalho, e ministro significa trabalhador.

se o ministério da condenação foi glorioso é o mesmo que dizer se o trabalho de mostrar ao homem que certas atitudes são erradas diante de Deus foi brilhante.

muito mais excederá em glória o ministério da justiça. Significa será muito mais brilhante e grandioso o trabalho de justificar o homem.

Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece.

Porque, se o que era transitório foi para glória (pois se aquele brilho foi algo grandioso mas passageiro. muito mais é em glória o que permanece ( é muito mais maravilhoso o brilho existente em nossas vidas e no nosso trabalho de nos tornarmos justos através do Justo Jesus pois isso é para sempre e não algo que acaba um dia.)

E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.

O brilho no rosto de Moisés era algo transitório e ele colocava no rosto um veu para cobrir este forte brilho.

Paulo esta aqui dizendo assim, olhem nos não estamos cobrindo os nossos rostos para que ninguém veja a gloria de Deus nos somos essas cartas vivas, somos a expressão dessa presença de Deus, e estamos nos mostrando , querendo que todos enxerguem a presença deste maravilhoso Deus.

Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

Muitos judeus não conseguiam ver a presença de Cristo no antigo testamento, estavam com suas mentes sem conseguir compreender , com seus olhos sem conseguir enxergar que Jesus era o messias esperado por Israel, quando Paulo usa a expressão os seus sentidos foram endurecidos é o mesmo que aconteceu com farao que teve o seu coração endurecido por Deus. Quando Paulo diz porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento significa que mesmo a cada sábado quando se estuda a lei de moises eles não conseguem perceber pq existe um veu que é colocado neles.

A respeito da expressão , o qual foi por Cristo abolido significa que cristo retirou o veu que restringia a presença divina e não que a lei foi abolida pois oque esta sendo tratado aqui é uma comparação entre o véu de Moisés que restringia o povo de ver a presença divina e o nosso ministério evangelístico que faz com que as pessoas enxerguem essa presença.

Essa abolição esta no véu que foi rasgado no templo trazendo a presença divina a todo aquele que busca a Deus com um coração sincero.

E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.

Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.

Acredito que estes dois versículos são auto explicáveis.

Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

Vivemos a nossa vida de maneira sincera, dando ênfase as coisas espirituais, Servimos a Deus com nossos coracoes , como todo o nosso ser e não de maneira superficial e material pois Deus não é um ser superficial para ser adorado de maneira simplista mas sim espirito para ser adorado de maneira profunda e nisto esta a nossa liberdade , poi aonde a presença divina esta ai as pessoas são verdadeiramente livres.

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

Eu acredito que esse versículo de cima fecha tudo aquilo que foi escrito e explicado até agora, depois escrevo sobre o outro versiculo que o pai pediu. bejus pai to com muita saudade TE AMO MUITOOOOO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário