terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Defendendo a Erudição Bíblica.



Bom dia queridos leitores, o post de hoje é mais um desabafo doque um texto defendendo um ponto teológico .

É um desabafo porque a minha paciência tem limites, e as vezes é preciso expurgar esse sentimento de indignação de alguma maneira e hoje vou fazer isso usando o blog.
Eu gostaria de falar sobre a erudição bíblica, sobre homens que dedicam a sua vida para nos ajudar a compreender melhor um determinado texto bíblico, ou uma passagem complexa da lei divina.

Mas a minha indignação não é contra esses homens, mas sim contra aqueles que literalmente agem com grande discriminação com esses eruditos.
Existem determinados grupos de religiosos cristãos que tem a tendência de serem categoricamente contra os estudos bíblicos acadêmicos, dizem que não precisam de nenhum estudo sistemático, pois aprendem tudo do Espirito santo, e que este espírito ensina tudo, então não seria necessário estudarem.

Muitos se posicionam contra as línguas originais, o hebraico, aramaico e grego, e são rígidos em dizer que estudar "essas coisas" é ser um homem carnal.
Mas oque me deixa profundamente irritado é que esses grupos usufruem dos tais estudos que eles tanto ridicularizam.

É muito fácil dizer " aprendo do Espirito santo" e " não estudo estudos de homens" e ao mesmo tempo fazer uso desses estudos de maneira indireta.
É muita fácil dizer " as línguas originais são desnecessárias " e usar do esforço do tradutor que teve que estudar horas e horas para traduzir a biblia.

Será que alguns pensam que a bíblia se auto traduziu por um milagre divino? por um poder místico vindo do céu?
Para mim isso é falta de respeito e de consideração pelo esforço de quem estuda tanto, de quem dedica sua vida, seu tempo, para abençoar a vida de tantas pessoas através do estudo.
Sem falar da hipocrisia que é fazer uso de um determinado estudo e depois continuar criticando a mesmo, usufruir do conhecimento sem dar a honra necessária aquele que estudou .

Se não fosse necessário estudar as línguas originais nem mesmo esses críticos teriam como fazer as suas criticas, pois a bíblia não teria sido traduzida para as línguas ocidentais.

Entendam todos os criticos "espirituais", sem eles vocês não teriam oque criticarem e nem teriam o prazer amoroso de ler a bíblia diariamente.
São esses homens estudiosos os responsáveis por facilitar a vida de muitas pessoas que não tem condições de estudarem a bíblia, e isso é uma atitude de muita honra.

Mas se ainda assim muitos críticos querem continuar pensando da mesma maneira mística, então faça algo verdadeiro, se isolem da sociedade religiosa, parem de ler a bíblia nas línguas ocidentais, pois vocês estão usando o trabalho enfadonho de homens estudiosos.

Parem de comprar livros religiosos pois a maioria dos escritores de renome tbm são homens estudiosos.
E aproveitem deixem de ouvir a maioria dos grandes pregadores pois eles tbm são estudiosos.
Então depois de fazer todas essas mudanças na forma de viver, ai sim vocês podem dizer que querem aprender apenas de Deus.

Assim sendo todos esses super espirituais irão realmente poder dizer que " são espirituais" porque se continuarem com as mesmas atitudes de tantos anos, a única coisa espiritual que possuem é uma grande Hipocrisia.

Eduardo E. da Silva

10 comentários:

  1. "Será que alguns pensam que a bíblia se auto traduziu por um milagre divino? por um poder místico vindo do céu?"

    "Parem de comprar livros religiosos pois a maioria dos escritores de renome tbm são homens estudiosos.
    E aproveitem deixem de ouvir a maioria dos grandes pregadores pois eles tbm são estudiosos.
    Então depois de fazer todas essas mudanças na forma de viver, ai sim vocês podem dizer que querem aprender apenas de Deus."


    - Muito bom esse desabafo
    e expressa claramente não apenas a sua indignação mas a de muitos cristãos também com toda a situação de hipocrisia e mediocridade que nos rodeia através de pessoas que infelizmente estão incapazes de entender a maneira como o espírito santo age.. pois ele também age através de estudos e principalmente através da vida dos estudiosos que se dedicam horas - meses - anos pra se prepararem para uma pregação que através desses estudos o espírito santo poderá agir na vida dos que escutam a conclusão desses estudos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post
    Como o comentário anterior, também me chamou atenção este trecho:
    "Será que alguns pensam que a bíblia se auto traduziu por um milagre divino? por um poder místico vindo do céu?"
    Reconheço que ainda não tinha pensado por esse ponto de vista. Assim, graças a Deus por todos os eruditos e estudiosos que, deixando-se usar por Deus, permitiram que o evangelho chegasse até mim!

    ResponderExcluir
  4. VALEW PELO POST. MTO BOM PARABENS.
    TEM MTA GENT ESPERIENTE EM VIDA RELIGIOSA
    QUE PRECISAVA TER ESSE TIPO DE PENSAMENTO.
    MAS INFELISMENTE AGENT AINDA ESBARRA NA HIPOCRISIA DE MTOS. CONTINUE NESSA ONDA MANO DUH E QUE DEUS TE ABENÇOS

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente tem pessoas que pensam assim no meio evangélico, na verdade defendem sua própria ignorância e preguiça de estudar, deixando TUDO para o Espirito Santo. Tive um pastor que chamava os teólogos de té logo, hehehe, mas mudou de postura quando o templo central convocou os pastores para uma semana teólogica com debate sobre temas como clones, aborto, globalização.Foi tão bom que ele implantouo curso teólogico na igreja.Bom te ler, Sr. Duh

    ResponderExcluir
  6. otimo desabafo, essa ridicularização nada mais é dp que procurar desculpas para não se dedicarem ao estudo sistematico da Palavra.

    ResponderExcluir
  7. Mas estudo sem o auxilio de Ruach Hackodesh nao tem muito valor !

    ResponderExcluir
  8. todo estudo sistamtico a luz da biblia tem sim o auxilio, do ESPIRITO SANTO.
    KADOSH KADOSH KADOSH ADONAI TSSVAÓT, MELO KOL HÁ ARETS KEVODÓ

    ResponderExcluir
  9. walter meu amigo , sim eu entendo que sem ruach nao teria sentido de nos dedicarmos ao estudo sitematico das escrituras, e sabemos atraves dos sabios do talmud, que uma oraçao sem kavana é igual um corpo morto.
    Temos que sempre sermos guiados por ruach hakodesh nao somente em nossos estudos mas em toda nossa vida.
    Deus é ruach e busca adoradores que adorem em espirito.
    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. aline vc resumiu bem a ideia, para mim existe muita preguiça de se estudar as escrituras.
    muitos tem a biblia como um fast food espiritual.
    heheheh

    ResponderExcluir